quarta-feira, 30 de abril de 2008

ESPETÁCULO DE DANÇA OS TRÊS AUDÍVEIS COM AUDIODESCRIÇÃO





Em edição especial, no dia 08 de maio, às 20hs, no Teatro do Espaço Xisto, a apresentação do espetáculo de dança Os Três Audíveis será realizada com audiodescrição ao vivo para atender também ao público deficiente visual. Essa é uma iniciativa pioneira do grupo de pesquisa TRAMADAN (Tradução, Mídia, Audiodescrição e Dança), que uniu o Instituto de Letras e a Escola de Dança da UFBa, sob a coordenação das Profas. Eliana Franco (Instituto de Letras) e Fafá Daltro (Escola de Dança/Grupo X) e participação das pesquisadoras Sandra Farias (UEFS) e Íris Fortunato (UFBa).
O grupo de pesquisa TRAMADAN surgiu a partir de outro projeto investigativo, o TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição) criado pela Profa. Eliana Franco (Letras-UFBa) em 2004, com o intuito de promover a acessibilidade audiovisual à sociedade deficiente visual de Salvador através da audiodescrição, ou da descrição (pré-gravada ou ao vivo) das imagens de produtos audiovisuais, a fim de otimizar a compreensão por seu público-alvo. O grupo é ainda composto por Sandra Farias (UEFS), Íris Fortunato (UFBa), Manoela da Silva (UFBa) e Renata Mascarenhas (UFBa). Desde sua criação, o grupo tem-se dedicado à audiodescrição de filmes de curta-metragem. A audiodescrição de espetáculos de dança, objetivo do recente projeto TRAMADAN, é um passo inédito e audacioso em direção à efetiva inclusão do público deficiente visual na vida social e cultural da cidade.
Em Os Três Audíveis serão oferecidas três versões possíveis de audiodescrição para as diferentes cenas do espetáculo, o qual será seguido de um debate que busca verificar as preferências do público receptor. Os resultados desta iniciativa serão apresentados em congresso sobre tradução audiovisual em Montpellier, França, em junho de 2008. O espetáculo do dia 08 de maio é aberto ao público em geral, mas pede-se que o público deficiente visual chegue meia hora antes (19.30) para que possa tocar o cenário e o figurino, bem como conversar com os dançarinos.
Os Três Audíveis (Ana, Judite e Priscila), prêmio Klauss Vianna de Dança, Funarte, 2007, trata das possibilidades poéticas dos corpos, acolhendo dançarinos com e sem deficiências em comunidades onde o espetáculo é apresentado. O espetáculo busca mostrar o universo das relações interpessoais com simplicidade e humor, enfatizando as relações do cotidiano do homem urbano. Distribuídas em quadros independentes e inter-relacionados, as cenas revelam poeticamente a intimidade dos limites de um espaço particular, que pode ser representado por um olhar furtivo ou sedutor, por uma situação de espera, um convite inesperado, o medo do inesperado. A autoria é coletiva, centrada na investigação e análise das possibilidades do movimento, fundamentado através de estratégias coreográficas que utilizam improvisação em cena.
Os Três Audíveis é um espetáculo do Grupo X de Improvisação em Dança sob a direção da coreógrafa Fafá Daltro (Escola de Dança da UFBa), que desenvolve uma estética reconhecida pela crítica como valiosa para a dança contemporânea por explorar as possibilidades técnicas e poéticas de múltiplos corpos, contrapondo-se às propostas de corpos ideais, por investigar a poética da espontaneidade através da improvisação, por acolher em seu elenco dançarinos cadeirantes e por adotar procedimentos que definem um novo paradigma na arte de coreografar. O Grupo X é formado ainda por Edu O, Hugo Leonardo, Andréa Daltro, Ricardo Bordini, Jamiller Antunes, e conta com a participação de Iara Cerqueira.