quarta-feira, 20 de agosto de 2008

RELEASE CURSO DE EXTENSÃO: INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES

CURSO PIONEIRO NA UFBA CONTRIBUI PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA TV BRASILEIRA

Dando cumprimento à norma de acessibilidade, a Portaria 466 de 30 de julho de 2008, do Ministério das Comunicações, determinou a implementação de duas horas diárias de audiodescrição na televisão aberta brasileira a partir de 30 de outubro deste ano. Sob a Coordenação da Profa. Dra. Eliana Franco (ILUFBa), que já pesquisa a audiodescrição desde 2004, o CURSO DE INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES visa fornecer conhecimento básico sobre este modo de tradução intersemiótica, que se caracteriza pela descrição em áudio – ao vivo, simultânea ou pré-gravada - das imagens de um produto audiovisual (ex. filme de cinema, programa de tv ou peça teatral) entre as falas originais, com vistas a proporcionar o completo acesso de pessoas com qualquer tipo ou grau de deficiência visual. Este conhecimento básico refere-se, principalmente, às principais técnicas usadas por audiodescritores dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha, pioneiros no cumprimento da norma de acessibilidade, e sua prática. As técnicas podem ser resumidas em: percepção do “o quê” e “como” audiodescrever, preparação do roteiro da audiodescrição simultânea e pré-gravada, técnicas de uso de tempo, ensaio para gravação e locução da audiodescrição. O curso é aberto a alunos, professores e profissionais das áreas de jornalismo, cinema, letras, educação, artes cênicas e demais interessados. Serão abertas duas turmas, uma às terças e quintas de 18.00 às 19.30 (Turma I, com início em 09/09/08 e final em 02/10/08) e outra aos sábados de 09.00 às 12.00 (Turma II, com início em 13/09/08 e final em 04/10/08). As inscrições acontecem de 20/08 a 08/09, na sala 220 do 2º andar do Instituto de Letras, às 2as e 4as (09.00-11.00 e 17.00-19.00) e às 3as e 5as (11.00-12.30 e 16.45-18.00). O curso acontecerá no PAFIII (Campus Ondina) com o apoio do NAPE (Núcleo de Assistência à Pessoa com Necessidades Especiais da UFBa). Será cobrada uma taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) por aluno, incluindo o material e certificado. Maiores informações pelo email: elisal@ufba.br ou pelo tel: 87055596.

domingo, 17 de agosto de 2008

Audiodescrição no Jornal O Estado de São Paulo

As emissoras de TV têm até 90 dias para oferecer o recurso de áudio-descrição para atender aos portadores de deficiência visual. Assim reza portaria do Ministério das Comunicações. O telespectador poderá ouvir locução que descreve imagens, textos e informações visuais.

Publicado em 15/08/2008, coluna TEVÊ - Caderno 2 - Entre linhas.

Integração Social: Audiodescrição e closed caption

Nesta última quinzena de julho de 2008, 22 milhões de brasileiros com deficiência visual e auditiva (aproximadamente, 16.573.937 de cegos e 5.750.809 de surdos, segundo censo do IBGE-2000) tiveram muito a comemorar: sua integração e inclusão em um segmento, notoriamente, tido como puramente ‘comercial’, a propaganda e marketing.
Com a campanha “A História da Água”, com audiodescrição e legenda, as empresas Natura e PeraltaStrawberryFrog atestam sua credibilidade no potencial de consumo de cegos e surdos, incluindo-os em um universo que até então lhes era inacessível, como se consumidores não fossem: a publicidade televisiva! Inclusive, e principalmente, as propagandas de cunho informativo, cultural, político e educativo.
A agência PeraltaStrawberryFrog, fundada há apenas 8 anos e tendo à frente Alexandre Peralta como presidente e diretor de criação, sapinhos-morangos em um mundo de dinossauros, realmente fez jus ao slogan “inovar e convergir”. Com criatividade ímpar idealizou mais que uma campanha publicitária para a TV, iniciou um movimento cultural que reúne consciência ecológica e inclusão social. A campanha da linha infantil Natura Naturé, da Natura Cosméticos S.A., assinada pela agência é a 1ª campanha publicitária brasileira inteiramente acessível! O Itaú, o McDonalds, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás, por exemplo, já lançaram campanhas publicitárias inclusivas, porém apenas com closed caption.
Para culminar a alegria de milhares de cegos brasileiros, parentes, amigos e seus afetos, no último dia 31 nosso digníssimo Ministro Hélio Costa, ministro de Estado das Comunicações, concedeu, através da Portaria no 466 publicada no Diário Oficial da União (Nº 146, quinta-feira, 31 de julho de 2008), prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de publicação desta portaria, para que as emissoras passem a veicular, na programação por elas exibidas, o recurso de acessibilidade da audiodescrição.
O closed caption já vem sendo adotado, bem antes da obrigatoriedade da lei, por algumas emissoras precursoras desde 1997.As inovações na história do nosso mundo só acontecem quando mentes empreendedoras de espíritos destemidos abrangem além da realidade, e possibilidades, e ousam nadar num mar de ondas revoltas vaticinando liberdade, igualdade de direitos e de deveres.
Tomar decisões não é fácil. Decidir-se a velejar por ventos brandos em mar calmo é sempre tentador, mas a aventura e as grandes conquistas não acontecem nesse cenário. Então, parabéns a esses homens, a essas empresas, a esses políticos que acreditam e que, apesar de todos os prognósticos contra, decidem aventurar-se em prol do bem de milhares, não só de alguns poucos, de brasileiros! Estes são os homens que fazem a História. Estes perdurarão. Estes serão imortais e eternamente lembrados.Os 22 milhões de brasileiros, entre cegos e surdos, agradecem sua existência. Agradecem à Natura, à PeraltaStrawberryFrog, ao Ministro Hélio Costa, às empresas engajadas em causas sociais, e aos inúmeros envolvidos que, com afinco, esperança e garra, lutaram e lutam pela inclusão social de milhares de pessoas!Os que conhecem os dissabores da perda, ou da ausência primordial, dos sentidos da visão e da audição jamais esquecerão esta última quinzena de julho de 2008. Será sempre lembrada como a quinzena em que começaram a vislumbrar um mundo não inteiramente acessível a eles e que invade a casa de milhares de brasileiros: a televisão!

Sandra Lúcia Dias de Almeida
Notícia do site: Overmundo

TVs têm que implantar áudio-descrição de cenas em 90 dias

Por Lúcia Berbert
(31 de julho de 2008 )

As emissoras de TV têm prazo de 90 dias para veicular, na programação por elas exibidas, a áudio-descrição, que corresponde a uma locução, em língua portuguesa, sobreposta ao som original do programa, destinada a descrever imagens, sons, textos e demais informações que não poderiam ser percebidos ou compreendidos por pessoas com deficiência visual (SAP), conforme estabelece a Norma Complementar 01/2006, que regulamenta a Lei da Acessibilidade (10.098/00). A determinação consta da Portaria 466, do Ministério das Comunicações, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
O prazo inicial de uso da áudio-odescrição estava previsto para o mês passado, mas foi suspenso por portaria do Minicom, a pedido da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão),sob o argumento da indisponibilidade de profissionais especializados na produção do recurso no mercado nacional.De acordo com a portaria, reunião entre representantes do Minicom, do setor de produção de áudio-descrição, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade e da União Brasileira de Cegos, resolveu a questão. Durante esses três meses, serão formados mais 160 profissionais do setor.
A nova portaria mantém o o tempo de uso do recurso durante a programação diária estabelecida pela norma. Ou seja, a áudio- descrição será usada, no mínimo, uma hora, na programação veiculada no horário compreendido entre 8 (oito) e 14 (quatorze) horas, e uma hora na programação veiculada no horário compreendido entre 20 (vinte) e 2 (duas) horas, por período de seis meses. Depois desse prazo, o recurso será estendido para, no mínimo, duas horas da programação diária no horário nobre. Seis meses depois, para oito horas da programação diária, e assim sucessivamente, até atingir 20 horas da programação, ao final de três anos.

Para ler a notícia na íntegra, acesse o site: Telesíntese

sábado, 2 de agosto de 2008

Portaria nº466/2008: vitória!

A última quinta-feira, dia 30 de julho, foi um dia histórico e de conquistas para a acessibilidade no Brasil. O Ministro das Comunicações Hélio Costa decretou a Portaria Nº466 que concede um prazo de 90 dias a partir da sua publicação para que as exploradoras de serviços de radiodifusão de sons e imagens e de serviço de retransmissão de televisão passem a veicular, na programação por elas exibidas, o recurso de acessibilidade.
Parabéns a todos os que lutam pela acessibilidade no Brasil.

Portaria Nº466 - Visitar